sábado, 6 de junho de 2009

1492 - A Conquista do Paraíso





SINOPSE

O filme 1492 - A Conquista do Paraíso  se destaca por  ser  uma grande aventura. Apresenta  deslumbrantes cenas  dirigidas Ripley Scott (Gladiador, Alien e Blade Runner- O Caçador de Andróides) estrelada por Gérard Depardieu, Armand Assante e Sigourney Weaver. Sem deixar de elogiar a  trilha sonora, produzida  por Evángelos Odysséas Papathanassíu,  mais conhecido como Vangelis,um importante músico de renome internacional nos estilos neo classico, progressivo, música eletrônica e ambiente. O ator Gérard Depardieu interpreta Cristóvão Colombo, que sustenta   a ideia de uma nova rota para chegar às índias (local almejado pelos europeus para  comércio), porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como conseqüência. O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos conduz a terceira e última etapa da aventura. O roteiro do filme é marcado por antogonismos,  bravura e cegueira, triunfo e desespero,conhecimento científico e senso comum e a arrogância do Velho Mundo, em contraste a inocência do Novo Mundo. 1492 - A Conquista do Paraíso pode ser interpretada como um história de sucesso para os  europeus e  de apocalipse para os nativos americanos, chamados desde então de "índios". A  nova era para  o  velho Mundo.

A VIAGEM

O Velho Mundo era marcado por crenças e   costumes ditados pela  religiosidade de  um povo, que ao mesmo tempo que valorizava  o exemplo de  simplicidade e as  virtudes pregadas pelo Evangelho, sustentava  uma sociedade marcada por desigualdades  sociais  gritantes. As diferenças de  opiniões eram confrontadas  com o poder e a ameaça à  vida. Não havia a preocupação com a veracidade dos argumentos, mas apenas como prová-los pelo Evangelho e ensinamentos da  Igreja Católica, principal instituição da época. Colombo era crente de  que a Terra não poderia ser conforme  se pregava, não poderia ser  plana. As observações e o conhecimento de  obras que contradiziam a teoria defendida até então,  deveriam  ser provavelmente de  conhecimento desse  navegador. Seria  muita audácia empenhar-se em  numa  viagem acreditando apenas  na  intuição! A  possibilidade da viagem se  tornar real, se deu provavelmente devido ao espírito aventureiro  dos países ibéricos e em especial, movido pela ganância que buscava um meio de se chegar às  Índias e realizar negócios extremamente lucrativos. O interesse inclusive de Colombo era riqueza, títulos, reconhecimento, enfim, destaque. As imagens do filme marcam claramente o interesse da classe mercantil em acenssão, sinalizado pelos dono de navios que  procura Colombo. Para a nobreza,  o fracasso da viagem  não significaria muito, pois custaria  um pouco mais que alguns  banquetes luxuosos, oferecidos com regularidade para os nobres, mas o seu sucesso,  teria um significado muito grande, além de abrir uma nova rota comercial para as Índias, daria o pioneirismo na conquista do  Atlântico. Lançar-se ao mar era um ato de  coragem e por isso a despedida dos familiares  poderia ser o último adeus, percebido nas cenas que mostram o embarque no porto de Palos. As viagens desse período eram perigosas, mesmo conhecendo a rota. Colombo havia divulgado um determiando tempo e distância da viagem para os seus marinheiros, que era apenas um meio de conseguir pessoas que aceitassem viajar. Após algumas semanas frustrantes, jogados no convés, queimados pelo sol e sem encontrar terra e aparentemente muito distante de tal, o motim é eminente, porém contornado por Colombo com a promessa de riqueza fácil por meio de discurso ilusionista. (os marinheiros eram pessoas humildes, que buscavam "sucesso", ummeio de sair da condição de vida que se encontravam)



O ENCONTRO

Colombo ao avistar terra pensa ter chegado ao lugar de destino, acredita que havia atingido as Índias, conforme planejado. O primeiro contato é amistoso e carregado de curiosidade por ambas as partes. Com o passar do tempo, os europeus deixam claro qual o seu interesse em estar ali e esse mesmo interesse é percebido pelos nativos, principalmente em relação ao ouro e às mulheres.
O Novo Mundo, para os europeus, era um grande achado, mas para a corte, que visualizava lucros, aquilo não era o suficiente. As "amostras" levadas à Europa e o a recepção dada pela corte sinaliza o quanto os europeus estavam interessados em riquezas e Colombo trouxera muito pouco, migalhas rústicas de um local selvagem.
O projeto de ocupação/conquista/invasão fica evidente no momento que alguns homens são designados para construir um forte na região. O que daria aos navegadores a certeza do estabelecimento. A religiosidade era utilizada para camuflar os reais motivos (Levar o Evangelho aos pagãos e os pagão à Igreja).

A VIOLÊNCIA

No decorrer da história apresentada pelo filme, a violência é tratada com uma normalidade espantosa, em especial para aqueles que ainda imaginam o contato entre europeus e americanos como algo mágico, especial e bonito. As diferenças culturais não eram tratadas como "diferenças" mas sim, classificadas como inferiores e ou superiores e isso não tinha significado algum diante da cultura elitizada e cristianizada dos europeus.
O clima de traição, violência, poder e abuso promovido pela elite é bem tratado pelo personagem Moxica, que representa muito bem os interesses da classe nobre, infestada por princípios políticos criados para atenderem a seus interesses: a dominação e a busca constante por riqueza. Por isso, o confronto entre Moxica e Colombo inicia-se a partir de pequenos desentendimentos, percebido na forma de encarar o Novo Mundo, entre uma classe em ascendência e a nobreza.
Os "nativos" são tratados com potencial de trabalho escravo, apesar do nível produtivo ser muito inferior ao conhecido na Europa. O medo e o terror são as características guias usadas para estimular o trabalho constante e rentável. Quando Moxica amputa o braço de um nativo acusando-o de estar mentindo na hora de entregar o ouro, pretendia antes de tudo, incutir o medo e o terror nos demais, descartando as possíveis tentantivas de fuga e revolta.
É muito comum os livros de história descreverem com interesse muitas batalhas. No entanto, poucas vezes trabalha a questão dos conflitos ocorridos na América pré-colombiana. Essas batalhas entre tribos podem ter dizimado muitas delas, ocasionando inclusive o extermínio de algumas. A aversão a dominação existe, mas a inocência dos nativos permite a continuação do processo de colonização (invasão) de seu território (no filme há uma cena em que os marinheiros deixados por Colombo para construção de um forte/feitoria, aparecem mortos após o seu retorno. A explicação dada pelos nativos está relacionada à vinda de guerreiros por mar. De fato,não podemos deixar de perceber que muitas outras tribos habitavam as ilhas próximas e o continente, até então, desconhecido por Colombo).
A noção de justiça está ligada aos interesses de cada classe. A Europa estava minada pelos ideias católicos de caça às bruxas e a execução de pessoas em locais públicos era um evento a ser acompanhado pelos fiéis. No Novo Mundo, a noção de justiça foi trazida como um valor a ser implantado, seguindo sempre orientações religiosas católicas. Quando ocorre a desavença limite entre Colombo e Moxica, o vencedor desse embate passa a ser o juiz. Colombo manda executar, em público, como era comum nesse período, os discordantes de seu projeto. Agora, criminosos condenados por traição.

O FIM

O filme "1492 - A Conquista do Paraíso" coloca em questão muitas das ideias de conquista apresentadas até então. Deixa claro, que o processo de entrada do europeu nas novas terras, batizadas mais tarde de América, em homenagem a Américo Vespúcio, foi um feito heróico para os europeus, mas uma invasão cruel para os nativos. Se partirmos do princípio de que o plano inicial era de se chegar às Índias com o intuito de comercializar especiarias, podemos perguntar: Porque os europeus decidiram rapidamente construir um forte, que era um sinal de domínio? Porque não seguiram viagem para encontrar as cidades descritas por navegadores que antecederam Colombo? Quais eram as verdadeira intenções em relação ao comércio com as Índias?


Obs. O filme foi apresentado aos alunos do 2º ano do EM, referente ao conteúdo das Grandes Navegações e a chegado do europeu ao Novo Mundo. O debate pode ser iniciado a partir do comentários postados, que posteriormente serão impressos, apresentados e discutidos em sala de aula.
As postagens serão liberadas para a leitura a partir do dia 14/07/2009.

46 comentários:

  1. O filme nos dá uma visão diferente de Cristóvão Colombo. Uma visão muito diferente daquela apresenatda pelos manuais de história que são utilizado no ensino médio. Colombo era um navegador aventureiro, que provavelmente não tinha o senso administrativo que se esperava. A sua confiança e seu idealismo em relação a um novo mundo o coloca em situação vulnerável diante de seus inimigos recentemente adquiridos. A busca constante por Títulos e por status faz com que escolhe pessoas de sua confiança para a administração das novas terras, pessoas essas que eram seus irmãos, mas que não tinham preparo nem a audácia administrativa dominante que se esperava.
    Bom filme, mas exagera nas cenas de violência, que bem sabemos, são apenas uma amostra das crueldades que ocorrerram após a vinda dos europeus para a América.

    ResponderExcluir
  2. oh professor, podia ter divulgado este resumo quando nós precisavamos!!!néh??
    E podia ter comentado sobre o filme "A Ilha", dar uma ajudinha pra nós, que se esforçamos tanto! nunca assisti um filme tantas vezes!!!!!
    mas enfim
    de verdade, te admiro muito, um dia quero ter toda a experiência de vida que voce tem, mesmo sendo um homem tão novo! sua inteligencia e dedicaçao sao relmente fantasticas!!
    t admiro de verdade, e se acha que éh puxasaquismo, pode diminuir um ponto na minha média!

    beatriz
    3ª I CARLOS FRIES IPIRA

    ResponderExcluir
  3. No filme pode-se notar que Cristovão Colombo foi o descobridor de novas rotas para chegar à Índia, realizando duas viagens. Dentre suas constatações, uma delas foi de que a terra seria redonda, promessas, de um tempo que imaginara e inventara foi o que convenceu muitos homens partirem com ele, o que o filme deixa um pouco de lado é como houve a destruição em ambos os pontos dos povos, um deles é a cultura, pois mesmo com a chegada amigável de Cristovão e seus homens ouve impacto e certo domínio sobre os mesmos. Os homens de Cristovão sofreram muito também durante a longa viagem. Sem falar que sua segunda viagem foi financiada pelos reis católicos Ferdinando de Aragão e Isabel de Castela, pois ninguém mais os apoiava descrentes e iludidos do tempo que Cristovão havia prometido, alem disso deixou homens por lá, quando voltou encontrou-os mortos o que gerou a partir disso uma ‘guerra’ entre eles. O que fez os reis o apoiarem foi o capitalismo mercantil: a necessidade de ampliação das rotas mercantis afetadas.
    E foi assim que Cristovão Colombo passou 20 anos da sua vida tentando provar seus ditos, tentando ganhar prestigio por achar que havia descoberto o novo mundo e por fim nada disso aconteceu , as terras foram dadas descoberta por outra pessoa, e sua historia acabou quando foi morto.

    Andréia Mortari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito da sua interpretação , PARABÉNS !

      Excluir
  4. Achei o filme muito interesante,deu uma noção de como tudo aconteceu,a chegada,conflitos entre os povos,as navegaçoes que não eram faceis passavam fome,queimavam-se com o sol,sofriam bastante.Colombo foi uma pessoa bem corajosa enfrentou varias pessoas querendo provar que a teoria ditas pela igreja católica era errada,a terra não poderia ser plana,mais ele falou que a viajem não iria demorar e que traria muitas riquezas.Quando Colombo chegou em terra fime,achava que tinha alcançado as Indias depois de muito tempo de navegação,homens começaram a construir um forte onde chegaram para eles foi um grande achado só que a corte que vizava só lucros não teve esse mesmo pensamento de ser.Houve bastante batalhas entre os povos que habitavam ali e os que acabaram de chegar,varias mortes aconteceram.Nesse novo achado de terra que foi conheçido como novo mundo as idéias católicas prevaleceram,como executar pessoas em publico.Acho que resolveram construir um seriam abri umas novas frotas e acho que Colombom queria mesmo provar sua teoria.forte,para que outros povos que ali chegassem virem que aquela terra já tinha "dono",acho que eles pensavem que não traria beneficios continuar esse trajeto,para mim os verdadeiros intençoes.Marieli Casagrande ;D

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do filme,Colombo queria chegar nas Indias,mas acabou discobrindo a América.Os Europeus estavam interessados somente nas riquezas encontradas.Ali ele construi uma cidade mas não deu certo.
    Acho que ele fez de tudo mas não conseguiu cumprir com seu objetivo.
    O filme muito bom e interessante,Mas tinha muita violência que não era necessário.

    Verenice Duarte.

    ResponderExcluir
  6. Esse filme mostra como o ser humano é ganancioso a ponto de matar outros seres para conseguir a riqueza desejada. Ex. do Moxica kuando corta a mão do nativo.
    É um filme bem violento, mas que mostra com clareza como foi a chegada de Colombo a América, mostra também,como eles usavam a igreja para conseguir dinheiro, como tinham "dominio" sobre os nativos, por eles terem pouco conhecimento.
    A minha opinião para as perguntas do final do pequeno texto (¬¬') acima é de que eles construiram akele forte para garantir o espaço,se chegassem outros povos naquele local ja teriam seu espaço "garantido".
    Quem sabe não viajaram pois encontraram ali o que procuravam, claro que eles estavam em busca das Índias, mas as riquesas que encontram ali o satisfizeram, sem conta que eles tinha um grande dominio sobre os nativos pelo fato de serem bem superiores em conhecimento.
    E o que eles realmente buscavam com o comercio nas Índias?? aii fik a duvida!!

    Obs: A Bea deve tah com nota sobrando:"e se acha que éh puxasaquismo, pode diminuir um ponto na minha média!".. aihisuhiahishiahsiuhaihiu

    LAISLA XD

    ResponderExcluir
  7. O filme-A conquista do Paraíso mostra a trajetória daa Europa para a conquista do Oriente, através de Cristovão Colombo, que discordava com a ideia até então pregada,e le afirmava a esfericidade da Terra, portanto, dizia ser possível chegar ás Índias, navegando pelo Oriente.
    Quando foi pedir ajuda ao rei e rainha de Portugal, não obteve os investimentos. Pediu ajuda, então, para a Inglaterra, que financiou a viagem. Estimou um tempo para retornar da viagem, dizendo que voltariam em poucas semanas, mentiu, pois sabia que se falasse a verdade ninguém aceitaria ir junto. Partiu com três navios e muitos homens, com a missão de chegar as Índias e trazer as especiarias para serem vendidas.
    Cerca de dois meses depois avistou uma terra desconhecidade, que mais tarde passou a ser chamada de América. Os nativos despertavam muita curiosidade e inocência, enquanto os viajantes se interessavam nas mulheres e nas riquezas da região.
    Durante a viagem eles enfrentavam muitas dificuldades como doenças, e fome, alguns chegavam a morrer durante a viagem. Até que Cristovão Colombo foi obrigado a voltar, pois sabiam que se continuassem viajando, em poucos dias poderiam restar muito poucois deles.
    A trajetória do filme é relatada com muita violência, porém foi descrito a realidade da época, em cenas de mortes e facadas para aqueles que iam contra os ideais pregados. Participou de mais duas viagens, mas não obteve o sucesso desejado pelos reis. O filme não mostra que anos depois dessas viajens, ele morreu sem prestígio alugum por ter sido o primeiro viajante a enfrentar as lendas, na qual existiam monstros no mar e que em alguma localidade o mar acabaria. Provocando que todas essas histórias eram mentira e que era possível navegar pelo Oriente. Abrindo caminho para outros viajantes, como Pedro Álvares Cabral.

    Jessica 2ªI

    ResponderExcluir
  8. O filme mostra que Cristovão Colombo dizia que era possível chegar as Índias navegando o Oriente.
    Ganhou ajuda da Inglaterra, pois pediu ajuda para o rei e a rainha de Portugal e não obteve sucesso. Então a Inglaterra financiou sua viagem, mais estimulou um tempo para retornar de viagem. Partiu com muitos homens e com três navios.
    Cristovão Colombo, chegou dois meses depois do tempo marcado. Quando chegou avistou uma terra desconhecida, que passou ser chamada de América.
    Durante a viagem eles enfrentaramm muitas dificuladades, fome, doenças e até alguns chegaram a morrer. Cristovão então desidiu a voltar, pois se eles continuassem viajar, poderiam restar muito pouco deles.
    Cirtovão Colombo participou mais de duas viajens, mas nessas viajens ele não obteve o sucesso como a primeira. Anos depois Cirtovão morre.
    O filme é relatado com muita violência, mortes etc, mais isso era a realidade daquela época.

    Andressa: 2ªI Matutino

    ResponderExcluir
  9. Como é retrato no filme descobriram grandes riquezas.. em um fato de ter um territorio imenso em seu poder.. Também é bom retratar o respeito que tinham diante de seus superiores!!

    Emfim foi a parte boa do filme que levou-me a pensar que esta conquista nos trouxe muitas desvantagens no mundo de hj.. nos deixando no geral com poucas riquezas.. no caso sido extraida por eles, na epoca... Entao pelo relato foi esta extração de nossas riquezas que nos deixou até quem sabe no brasil que temos hj.. com toda essa violencia, fome, crises etc...

    Postado por: André /]

    ResponderExcluir
  10. Eu achei o filme 1942 A Conquista do Paraiso muito interessante, me ajudou a intender melhor sobre como foi as navegaçoes e as conquistas do povo Europeu.

    ResponderExcluir
  11. O filme fala sobre cristovao colombo que queria chegar as indias para ter uma nova rota para o comercio.
    A historia do filme e interessante,pois fala da descoberta da america por cristovao colombo.
    O filme tem cenas muito violentas.Foi as cenas que não gostei.

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme 1942 e aprendi muito com ele, como no passado eles encontravam novas terras para aumentar seu território e sua riqueza com os tesouros encontrados nessas novas ilhas. o filme também mostra os indigenas seus comportamentos e como eles eram tratados pelos Europeus.

    ResponderExcluir
  13. 1492- A Conquista do Paraíso

    Colombo queria conquistar novas terras. Queria fama, poder..
    A corte era totalmente contra pois queria somente lucro. Naquele tempo as viajens eram muito difíceis, podendo ser a última da vida deles, mais Colombo mesmo assim se encorajou a se lançar ao mar.
    Chegando lá pensou que era a Índia, mais se enganou. Viu que aquele lugar tinha culturas e crenças e muitos mistérios.
    A corte nem se ligava para essas terras, pois somente queria o lucro, mas colombo trouxe apenas muito pouco do que a corte poderia imaginar, que era o lucro.
    Colombo sempre usava a religião como um dos motivos principais de sua ida ao novo mundo. Mais ele queria fama, poder, destaque.
    As diferenças entre classes sociais no filme era muito grande. Colombo travou uma batalha com Moxica que era da nobreza. Isso resultou nos nativos, pessoas do local das terras do novo mundo trabalharem de escravos.
    Naquele tempo muitas tribos habitavam o local, se batalhando e resultando em desaparecimento de algumas.
    Na europa, a justiça era seguida como afirmava as ideias da Igreja Católica.
    No final da guerra entre Moxica e Colombo, colombo vence e manda matar todos que eram contra suas progetos.

    ResponderExcluir
  14. O filme 1492 Aconquista do paraíso conta a história de um homem chamado Cristóvão Colombo, seu sonho era chegar ás Índias mas todos achavam que era muito arriscado.
    Colombo não acreditava no que a igreja católica pregava,pois ele achava que a terra não fosse plana.
    No decorrer do filme Colombo com sua inteligência consegue convencer alguns marinheiros ao acompanha-lo na sua tão esperada viajem dizendo que demorariam menos tempo até chegarem nas Índias, mas com o passar dos dias em alto mar os marinheiros perceberam que Colombo havia mentido e então resolveram fazer um motin, mas outra vez Colombo conseguiu acalmar os marinheiros.
    Quando chegaram ao "Novo mundo", Colombo acreditou ter alcançado o que tanto almejava,pois com essa descoberta conseguiria muitas riquezas, títulos e reconhecimento.
    O primeiro contato com os nativos foi pacato e logo os europeus mostraram que vieram até ali só por causa do ouro e das mulheres.
    Passou-se algum tempo e começaram a vir cada vez mais europeus,e com o aumento deles almentou a violência,mas Colombo queria fazer com que "O novo mundo"fosse um lugar mais justo, diferente do velho mundo. Colombo então fez uma lei da seguinte forma:Quando ocorresse uma desavença entre duas pessoas quem ganha vira juíz e pode condenar o outro.Com isso o "Novo mundo" se tornou uma terra mais justa comparada com "o velho mundo".

    ResponderExcluir
  15. Luiz Carlos Rosenthal13 de julho de 2009 às 04:25

    1492-coquista do paraiso

    Colombo acreditava que ao chegar no novo mundo iria encontrar as indias. Os interesses dos europeus ali era encontrar ouro e mulheres a terra para eles não importava.a violencia na terra encontrada era normal mas ao mesmo tempo espantosa.
    Moxica um dos inimigos de Colombo representava muto bem os interesses da classe dos nobres.Seu interesse era a dominação ea busca de riquesas. Transformaram os nativos daquela região do novo mundo em escravos.
    Muitas tribos habitavam aquele local, travaram guerras e existia exterminio de algumas delas.
    Isso tudo, resultou na vitória de Colombo e execução dos que eram contrários a seu projeto.

    ResponderExcluir
  16. O filme trta da descoberta de um novo mundo ma strata disso com uma serta violencia, esse mundo seria bem diferente do qual eles vinham conm novas regras,Ex;Na europa quem era acusada de bruxismo era morta em publico no novo mundo isso seria criado um valor para tal ato é isso. Fabio não asisti o filme li um pouco da historia de sima e comentei como entendi.

    ResponderExcluir
  17. O filme 1492 - "A conquista do Paraíso", de Ridley Scott, mostra a preparação de Cristóvão Colombo para empreender a viajem as Índias, com o objetivo de encontrar um novo caminho capaz de levar ás riquezas tão sonhadas pelos nobres e burgueses europeus. O filme aborda a influencia da Igreja e da nobreza em uma época de grandes transformações na história dos europeus.
    Podemos perceber também que naquela época era tudo mais difícil, desde as grandes navegações aos pontos de vista sobre elas.
    A cena em que as pessoas são queimadas vivas em plena praça pública e na frente de todos os moradores é chocante, o que mostrava o poder da Igreja naquele tempo.
    O enredo que coloca o filme é muito bom, conta a história nos mínimos detalhes possíveis, um tanto quanto difícil de compreender, muitas cenas fortes com muita violência e demonstração de poder.
    Posso dizer que o filme não foi fácil de ser compreendido, foi bem colocado quanto o conteúdo em questão, também necessitando de um maior empenho nosso para ser entendido melhor.
    Bruna

    ResponderExcluir
  18. Os europeus decidiram construir rapidamente um forte para que ficasse claro a invasão o que daria aos navegadores a certeza do estabelecimento.

    Primeiramente Colombo ao avistar terra pensou ter chegado as Índias,conforme o planejado.Após um tempo nota que ali não é a Índia mas como ja tinham construido fortes e perdido alguns marinheiros,poderiam ali se estabelecer.

    As verdadeiras intenções em relação ao comércio com as Índias era por que ali era um local desejado pelos europeus para o comércio,assim poderiam realizar muitos negócios lucrativos.

    Danielle
    2ªI Carlos Chagas

    ResponderExcluir
  19. O filme 1492 – A Conquista do Paraíso consegue retrata bem como foi o processo de ida e colonização das Américas. Colombo como todos sabem não estava indo em busca de “novas” terras, mas, sim em busca de uma nova rota comercial para as Índias. Prometendo riqueza fácil em um período curto de viagem, foi assim que conseguiu tripulantes para as embarcações. Mas, não foi bem assim. Como Colombo sabia que se contasse aos tripulantes que a viagem demoraria muito eles desistiram então, mentiu falando que demorariam apenas algumas semanas. No fim dessas semanas os tripulantes começaram a cobrar Colombo, fazendo então até motins, mas, Colombo com sua lábia inverteu e história e lá foram os tripulantes em busca das Índias.
    Ao chegar à América Colombo se depara com um ambiente totalmente diferente do que havia imaginado, mas já que estava lá começa o processo de colonização e extração de riquezas que lá achava. Não era bem isso que a corte que o ajudou em suas viagens desejava, mas, mesmo assim Colombo insistiu em ir mais vezes para lá, prometendo trazer mais riquezas. Providenciou a construção de um forte e também de uma igreja.
    Bem, agora minha opinião. Acho que é muito interressante passar filmes na aula de história, pois, você acaba aprendendo mais já que além de ouvir você vê, é claro que um filme legendado é mais complicado quando se fala em alunos, pois, além de não saberem bem o inglês ainda tem os mais lerdos que reclamam que não entenderam nada, pois, não conseguiram ler ¬¬.
    Gostei do filme ACHO que aprendi com ele (se meu resumo estiver certo).
    Daniela

    ResponderExcluir
  20. Eu não assisti o filme, mas pedi ajuda na internet tá professor. A conquista do paraiso é uma aventura, onde Cristovão Colombo um navegador que descobre como chegar na Índia, porém a sua viagem traz consequencia, essas viagens marcam a vida de Cristovão Colombo.A cena em que a “santa inquisição” joga fogo nas pessoas em praça publica, mostra o poder da igreja e o que acontece com que se opõe a este poder.... Daiana

    ResponderExcluir
  21. O filme narra a aventura do navegador Cristovão Colombo, onde ele ignora as intolerâncias de sua terra e se torna um heroi descobrindo novas terras.

    Ao chegar nessas "Novas Terras" os europeus fazem amizade com os nativos que posteriormente
    os escravizam fazendo com que de forma muito violenta adiquiram as riquezas dessa região para os europeus.


    Nesta viagem Colombo e seus tripulantes enfrentram muitas dificuldades, fazendo com que Colombo fosse obrigado a retornar a sua terra.

    Michael

    ResponderExcluir
  22. Esse filme é muito legal

    ResponderExcluir
  23. Se o filme é bom não sei, podia por ele pra download. blza

    ass: anonimo

    ResponderExcluir
  24. Cara bem que poderia por esse filme para download em formato avi. ou quem sabe até um torrent em formato iso. Não ia fazer mal para ninguém.

    ResponderExcluir
  25. Você por um acaso nçao teria o filme "A Missão" para download?
    vleu

    ResponderExcluir
  26. O filme e muito interessante. Porém nao podemos deixar de perceber o quanto Colombo foi mantido no papel de heroi e pacificador em relação aos Indios.Quando bem sabemos que eles não faram tão herois assim.Pelo contrario,porque inferiorizar o diferente não e ser heroi.Querer ensinar eles a "falar" e um grande exemplo disso, pois so ensinamos alguén a falar quando este não sabe, o que não acontecia com os indios.Apenas os Espanhois só consideravan a lingua deles como verdadeira.Poderiamos dar muitos exemplos de falta de alteridade de Colombo!

    Professor não te conheço mais tenho certeza que es um otimo teacher!
    valeu!

    Dayana Pinheiro!

    ResponderExcluir
  27. o filme possui uma ótica eurocentrada e refletem ações etnocêntricas.

    ResponderExcluir
  28. alguém pode me dizer onde baixo? POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  29. Eu acheei o filme muito bom .

    ResponderExcluir
  30. Adorei esse filme e assim pude entendelo melhor...

    ResponderExcluir
  31. gostei apenas não consegui entender algumas coisas por que meuprofessor passou o filme em inggle e sem legenda ai fazer o q como eu ia entender mas gostei consegui achar um modo de ler as cenas pois eu já sabia dassa história

    ResponderExcluir
  32. O filme nao é muito legal e ainda por cima tenho que fazer um trabalho de HISTORIA sobre ele ! ODEIO HISTORIA !

    ResponderExcluir
  33. Ideias para por na cena que mais me impressionou?

    ResponderExcluir
  34. mas e mt bom vou tirar dez kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. adorei vou ir muito bem no trabalho agora!!!

    ResponderExcluir
  36. man valeu muito obrigado ajudo muito mais muito mesmo tirei 10 no trabalho! obg

    ResponderExcluir
  37. eu nao goste nao tem nada de enteresante vai la meu artigo a conquista do paraiso que te vai te dar mais imfomasao mas nao esta nada mal falta so um pouco de emoçao aventura...obg

    ResponderExcluir
  38. Colombo queria provar que a terra era redonda e que haviam outras terras além daquelas já conhecidas. Buscar uma rota alternativa para chegar às Índias foi só uma justificativa necessária para conquistar o apoio dos reis.
    Quanto à violência... o filme não mostra nem um décimo do que realmente aconteceu. Milhares de pessoas foram assassinadas, nativos e não nativos, em busca de obter o que se buscava: riquezas. Violências que ainda são praticadas nos dias de hoje em nome de um progresso que nunca se alcança ou que baste a uma certa categoria econômica e ideologicamente dominante.

    ResponderExcluir