domingo, 19 de abril de 2009

"Chapa da Galera" - Consciência Cidadã



A Escola de Educação Básica Carlos Chagas criou o projeto “Consciência Cidadã” com o intuito de motivar os alunos ao exercício da cidadania. A redação desse projeto iniciou –se a partir da percepção da necessidade de propor um meio em que o alunos participassem de forma efetiva da vida escolar. Tendo isso em mente, buscou-se reformular a compreensão de Grêmio Estudantil, do seu papel e de sua importância diante de toda a comunidade escolar.
O trabalho do Grêmio estudantil tem a coordenação dos Professores Cleuder Rodrigo Streit, Anderson ko Freitag e Idalício Schneider, que iniciaram os trabalhos repassando informações referente o estatuto do Grêmio Estudantil e coordenando a organização de uma comissão eleitoral, composta por 1 aluno de cada turma. A comissão eleitoral, presidida pelo aluno Rodolfo Kleinschimdt, reuniu-se extraordinariamente para a elaboração do edital referente a formação das chapas. A partir do seu lançamento, as chapas puderam ser inscritas, seguindo as regras de formação, onde, para exemplo, podemos citar uma das principais regras “que a chapa deverá ser composta por alunos dos três turnos, distribuídos uniformemente.
As movimentações em torno da organização das chapas foram cautelosas, muitas regras dificultavam a formação de chapas descompromissadas com o verdadeiro objetivo do Grêmio Estudantil e muitos alunos desistiram devido a falta de tempo disponível para dedicar-se conforme desejariam e conscientes, optaram por não participar. Outros, com chapa pronta não conseguiram inscrevê-la dentro do período estipulado.
A eleição ocorreu durante todo o dia de 13 de abril, com uma chapa concorrendo e contando com o apoio dos estudantes, onde deveria vencer por 50% mais 1 voto, caso contrário,o processo iniciaria novamente. A contagem dos votos se deu a partir das 21:00 horas com o seguinte resultado: 82,5% votaram sim, somando no total de 250 votos, 17,4% votaram não, somando 53 votos, 1 voto em branco e 3 votos nulos, somando num total de 303 eleitores, alunos de quinta série a terceira do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário